sábado, 1 de novembro de 2025

Down: NOLA (1995)

Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação 

Assim como disse tempos atrás do Mad Season, o Down se enquadra no rótulo de super grupo. Formado por músicos figurantes de bandas como Pantera, Crowbar, Eyehategod e Corrosion of Conformity, os caras lançaram um disco que pode ser considerado a porta de entrada para muitos no stoner/sludge. Estilos que apesar de difundidos no exterior, engatinhavam aqui no Brasil

Com uma produção encorpada e "na cara", o álbum "NOLA", gíria para New Orleans, região onde os músicos viviam é um trabalho repleto de peso e intensidade. Temptation's Wings abre o disco, que aponta dois ingredientes primordiais no trabalho: a coesão e técnica apurada, em especial nos vocais de Phil Anselmo e nas guitarras.

Lifer é cheia de groove, Pillars of Eternity é macabra é sombria, enquanto Rehab é pesada e viciante, com um tempero lisérgico, com momentos inspirados no classic rock e doom. Hail the Leaf é densa e desesperadora.

Underneath Experience é chapadona e com clima de "ao vivo", Eyes of the South começa voltada ao southern rock até retomar a linha característica da banda. Jail é um momento inusitado do disco, pois é acústica, com percussões e vozes sombrias, sendo um dos momentos mais introspectivos até aqui.

Losing All retoma o lado mais selvagem dos caras. Stone the Crow é bem conhecida da época, pois foi o video de divulgação aqui no Brasil. Um som bem legal, que possui outras referências, como o rock sulista de formações como Allman Brothers e Lynyrd Skynyrd e Pray for the Locust é um pequeno tema acústico.

Swan Song é bem vibrante e Bury me the Smoke possui cerca de sete minutos e é bem carregada, tendo momentos assustadores, mesclados com vozes limpas, que encerra com chave de ouro esse belo debut do quinteto.

Estreia mais que vitoriosa do Down, que apesar de não terem sido os primeiros, pavimentaram o caminho do stoner, sludge e até o post metal aqui no Brasil. 

Link da resenha no YouTube:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicações: Homicidal Maniac

Por João Messias Jr. Imagem: Arquivo Pessoal Falar de publicações impressas é como voltar no tempo, relembrar dos meus primeiros dias do met...