Os Haxixins: Os Haxixins (2007/2025)

Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação 

Uma experiência bacana e única escutar o debut álbum do quarteto Os Haxixins. Formada em 2003 na Zona Leste de São Paulo, soltou seu primeiro álbum auto intulado em 2007, que em 2025 ganhou um relançamento em vinil caprichadíssimo via Melômano Discos.

Antes da resenha, vale a pena citar algumas curiosidades. Ao começar do nome, inspirado no artigo "Lê Club Des Hachichin" (Theophile Gaultier), grupo formado por pensadores franceses sobre suas experiências com drogas, em especial o haxixe.

Antes de falar das músicas, vale um "alô" sobre a sonoridade, que bebe nos rock psicodélico dos anos 60, com os teclados na frente, vozes no fundo e bateria rolo compressor, que talvez não agrade a geração que curta coisas mais bonitinhas com fórmulas prontas.

Onde Meditar da início aos trabalhos, com ritmo viajante e dançante. Dirty Old Man é sombria e enigmática e Depois eu Volto è dona de um clima envolvente. Surgia Por Sobre a Relva é instigante, enquanto E Se As Pedras Caírem tem uma boa combinação de voz/piano. Davi & Seus Lírios mantém a viagem e Em Algum Lugar da Mente é um denso instrumental que fecha o primeiro lado do vinil.

Viagem as Cavernas não deixa a peteca cair. In The Deep End é dona de um ritmo lisérgico. Preciso te Deixar é bem cadenciada e Algumas Milhas Daqui possui uma explosão rítmica contagiante. Atrás de Espaçonaves é perturbadora, Voltei Demente as guitarras se destacam e Ácido Fincado possui um instrumental "torto", com ótimos solos.

As faixas seguintes, Depois de um LSD e Espelho Invisível são os bônus da versão em vinil, que mantém o nível das anteriores, seja pelo ótimo trabalho instrumental e pela adrenalina, que coroam esse ótimo disco.

Para quem não está familiarizado com o som, não se trata de uma um estilo fácil de assimilar, onde são necessárias algumas audições. Depois disso é partir para o abraço e caso eles apareçam na sua cidade, não hesitem em ir...

Link da resenha no YouTube:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sade: Cosmos Is A Great Torture Chamber (2021)

Satan's Sigh : Imapaled Nazareno (2025)

Labore Lunae: Real e Abstrato (2021)