Akashic: A Brand New Day (2005)

Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação 

Esse clássico do prog nacional completou duas décadas do seu lançamento. Dizer que foi um álbum injustiçado seria pegar pesado demais, mas que esse segundo álbum do quinteto gaúcho merecia muito mais, merecia com certeza.

Surgida do De Ros, a banda começou de forma promissora, lançando o debut "Timeless Realm" (2001) fazendo shows na Europa, pavimentando o caminho. Dois anos depois "A Brand New Day" seria lançado, o que só foi concretizado dois anos depois por problemas com a gravadora no exterior.

Produzido em Portugal e masterizado na Alemanha, o CD chama a atenção pela sonoridade, onde mergulharam no prog, fazendo algo denso, emocional, complexo e ao mesmo tempo de fácil audição.

Revealed Secrets já mostra as facetas descritas acima, além de apontar o diferencial do grupo: os vocais de Rafael Gubert, que tem como referências o saudoso Layne Staley (Alice In Chains) e David Coverdale (Whitesnake). Be The Hero é bem radiofônica e Envy Days é totalmente viagem.

Coming Home é bem intimista, Give Me Shelter é densa e misteriosa, enquanto Count Me Out passa um ar de mistério, graças aos climas orientais e etéreos. The Oasis Heart é um dos ápices do álbum, graças a mescla de música brasileira, hard e AOR.

A reta final do álbum vem com Hush Break, que é bem progressiva, Valdeville tem duetos interessantes de guitarra/teclado e Nose to Nose é bem pesada, mesclando prog/power, alternando climas pesados e cadenciados, com um final inusitado, com um.berimbau bem sacado.

Um dos melhores álbuns de prog feitos no Brasil com certeza. Não seria uma má ideia os caras se reunirem para alguns shows levando este trabalho na íntegra.

Link da resenha no YouTube:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sade: Cosmos Is A Great Torture Chamber (2021)

Satan's Sigh : Imapaled Nazareno (2025)

Labore Lunae: Real e Abstrato (2021)