Witch's Consecration (2021)

Por João Messias Jr.
Imagem: Divulgação 

Lá pelos idos das décadas de 1980/1990, os splits (assim como as coletâneas), eram uma forma mais barata e criativa para se promover bandas. Afinal, o investimento cairia consideravelmente e sobraria uma grana para fazer outras coisas. Quem não se lembra dos trabalhos que Sepultura/Overdose e Dorsal Atlântica/Metalmorphose dividiram um vinil, causando sentimentos diversos nos headbangers.

Indo ao novo milênio, e já no formato cd, alguns exemplos ficam para Vulcano/Vazio, Vulture/Mortage, Flagelador/Axecuter e o que vamos resenhar hoje: Witche's Conseceation. Material lançado pela Hammer of Damnation, que conta com as bandas Promethean Gate e Ieschure. 

Com um projeto gráfico simples, mas de grande capricho, graças ao acabamento em verniz e escrita em dourado, temos musicalmente bandas que investem naquela linha mais apocalíptica e sombria do estilo.

Vamos começar a resenha com os brasileiros do Promethean Gate. Com nove anos de estrada, o quarteto tem tudo para ser um dos maiores nomes do black metal nacional, por fazer um som mais ritualístico sem abrir mão da rispidez, como ouvimos em The Triumph of Power (The Will to Sacrifice). Densa e climática, logo abre espaço para vozes agonizantes e um clima bem doom. 

Flames of Hades é carregada de morbidez e proporciona um transe no ouvinte. The Triumph of Power (The Reborn of Man) mescla momentos cadenciados com muita velocidade. Além das músicas, os brazucas são responsáveis pelas três partes do interlúdio Witch's Consecration.

Vindo da Ucrânia, o Ieschure é uma one woman band, formada por Lilita Arndt (Lone Tower, Akhernar, Embrace of Hedera), que possui uma carreira produtiva entre EPs, fulls e splits, que chegou a dez anos em 2025. Eternal Agony chama a atenção pelos climas agonizantes e vozes esganiçadas. Phantom of God mescla momentos viajantes a outros viscerais e  In The Arms of Fate encerra a participação do grupo, soando visceral e primitiva.

Se essa for a linha musical que curtem, tenho duas ótimas notícias pra vocês: a primeira é que você pode encontrar os materiais dos dois grupos no site da Black Metal Store e o mais importante: com preços justíssimos.

Link da resenha no YouTube:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sade: Cosmos Is A Great Torture Chamber (2021)

Satan's Sigh : Imapaled Nazareno (2025)

Labore Lunae: Real e Abstrato (2021)